Sustentabilidade sim. Mas com máximo desempenho.
Os maquinários Fendt são idealizados para que o agricultor possa alcançar suas metas com excelência, maior rendimento e em menor tempo. São tecnologias pensadas nos detalhes para dar confiabilidade e levar praticidade ao campo, mas sempre tendo como meta a sustentabilidade e o melhor aproveitamento dos recursos do meio ambiente.
Pensando desta maneira, a Fendt segue no caminho de um futuro ambientalmente sustentável, valorizando entre outras coisas, a segurança alimentar.
Produtores: Sem eles nada acontece.
Parte de tudo que a Fendt leva ao campo deve aos produtores, pois para desenvolver suas soluções conta com seu auxílio, dando a mão e pensando junto, em questões que parecem simples, mas que podem nos trazer grandes resultados.
Por meio destas inspirações, chega a repostas que, por exemplo, auxiliam a aumentar a produção sem comprometer a qualidade e a lucratividade, a otimizar a operação para uma menor utilização de água e insumos químicos e a minimizar o desperdício através da reutilização de materiais e componentes.
Atitudes que quando colocadas em prática trazem enormes benefícios para quem produz e para todo o ecossistema.
Parcerias que nos levam adiante.
Além de parcerias acadêmicas e científicas, a Fendt investe no mundo inteiro em diferentes frentes de pesquisa e desenvolvimento, buscando aumentar a sustentabilidade agrícola das soluções que apresenta ao mercado. Conheça algumas destas parcerias:
- University of Illinois Research Park - AGCO Acceleration Center – Estados Unidos: Novas soluções com foco sustentável ao mercado e tecnologias avançadas para ajudar os agricultores e pecuaristas a produzirem melhor.
- Instituto Fraunhofer - Alemanha: Sistemas agrovoltaicos utilizando painéis solares em fazendas com geração de eletricidade, com foco nos equipamentos Fendt.
- UniLaSalle Polytechnic Institute - França: Parceria renovada e ampliada em 2022, com foco em diversas linhas de pesquisa de ponta em soluções agrícolas sustentáveis.
- Robert Bosch e BASF Digital Farming - Alemanha: Nova tecnologia de pulverização altamente direcionada, com melhor aproveitamento dos insumos, redução nos custos e impacto positivo no manejo sustentável da lavoura.
- Greeneye Technology - Israel: Com o mesmo foco anterior, a AGCO é parceira investidora da jovem empresa no desenvolvimento de tecnologias de pulverização de impacto positivo para o agricultor e o ambiente.
- Fendt PRO Carbono - Brasil: Aliando o aumento de produtividade com menor emissão de carbono, a Fendt passa a fazer parte deste projeto, em parceria com a Bayer, que irá estimular práticas sustentáveis através de benefícios exclusivos e ganhos de rendimentos.
Tecnologias que impactam positivamente.
A Fendt reconhece a importância em descarbonizar produtos utilizando energia mais limpa, reduzindo o consumo de combustíveis e recursos bem como as emissões de gases. Para isso, envolve toda a cadeia, desde colaboradores a fornecedores em torno de um compromisso que diz respeito ao futuro de todos nós.
Alguns pontos que a Fendt faz a diferença:
- Revolucionária VarioDrive - referência mundial em eficiência
- Design mais eficiente
- Materiais mais leves e de alta resistência, reduzindo o peso e o consumo
- Está na vanguarda da redução da emissão de óxidos de nitrogênio (NOx)
- Supera diversos padrões de emissões locais no mundo
- Motores compatíveis com o Tier 4 norte-americano e Estágio V europeu
Iniciativas que tem o foco no futuro.
Fendt e100: o trator totalmente elétrico
Alimentado à bateria, o Fendt e100 está em fase avançada de desenvolvimento e deve ter seu lançamento comercial antes de 2025. Versátil em diferentes tarefas, ele pode utilizar implementos já existentes no mercado. Seu carregamento será simples e rápido, sendo ideal para fazendas com produção de energia solar.
Fendt XAVER – A próxima geração de robôs semeadores
Movido à bateria, o Fendt Xaver tem autonomia de uso de 24h por dia. Por ser extremamente leve, causa menos pressão sobre o solo e tem baixo consumo de energia. Ele é capaz de semear com a precisão de centímetros e se adaptar às condições de cada tipo de solo, graças aos sensores de profundidade, umidade, temperatura, adubo e resíduos que os equipa.
O Fendt Xaver é tão sustentável que nem a poluição sonora é produzida por ele.
Um trator alimentado por carbono? Sim, é possível.
Em parceria com o Estado Alemão da Baixa Saxônia, a AGCO está projetando uma tecnologia de células de combustível à base de carbono. Com base no premiado projeto, H2Agrar, esta seria mais uma revolução para a indústria de maquinários agrícolas.
Processos internos que visam o bem geral.
A Fendt acredita que alguns procedimentos têm fundamental papel não apenas na agricultura, mas também na sociedade. São práticas internas que visam algo bem maior. E o resultado disso é sentido por todos.
Reciclagem de componentes:
AGCO Reman:
Muitos componentes disponíveis como itens remanufaturados com garantias.
Descarte correto:
Diariamente, caminhões da AGCO levam resíduos recicláveis a cooperativas de reciclagem para dar um novo ciclo de vida útil aos materiais.
Apoio à comunidade:
Parte do descarte de madeira utilizada na AGCO é encaminhada a 6 fazendas, onde grupos de artesãos confeccionam peças para a geração de renda extra.
Descarbonização das operações
Metas a serem atingidas em 5 anos (a partir de 2020):
- Reduzir a intensidade de emissões de CO2 em 20%
- Alcançar 60% de energia renovável nas operações globais de fabricação
Inovação nas plantas:
R$340M de investimentos no Brasil
- Ampliação e criação de um centro logístico em Mogi das Cruzes (SP)
- Nova linha de montagem e investimentos em Ibirubá (SP):
- Nova linha plantadeira Fendt MOMENTUM
- Sistemas de aproveitamento de água
- Painéis solares
- Sistema de pintura com menor emissão de voláteis
Números que já são realidade desde 2021 nas fábricas da Fendt.
Menos emissões de GEE
Menos de redução no consumo de energia
De uso de energias renováveis
De uso de electricidade renovável
Fábricas já funcionam com 100% de electricidade renovável
Na Fendt, até o concessionário dá o exemplo.
A Fendt Vamos foi a primeira concessionária agrícola do Brasil a obter a Certificação Sustentável EDGE, reconhecida pelo Banco Mundial. Motivo de orgulho para a marca e modelo a ser seguido em todo o país. Conheça seus números:
- 39% de economia em energia elétrica
- 32% menos consumo de água
- 22% menos uso de materiais